-
Arquitetos: Tatsuya Kawamoto + Associates
- Área: 193 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Takashi Uemura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em termos de controle urbanístico acreditamos que, em vez de proibir a construção de edifícios, construir para os agricultores locais pode conter a urbanização desordenada. Esta é uma edificação de um andar situada na zona rural e destinada aos agricultores. O objetivo não era ser uma residência, mas sim, se tornar um suporte para os agricultores da região.
Taxa de construção de mais de 40% - O terreno possui um rico contato com natureza, incluindo montanhas e um rio fluindo em frente. Quase não há edificações construídas ao redor. De acordo com as regulamentações da cidade, além da taxa máxima de construção (até 60%), foi necessário garantir uma taxa de construção mínima de 40%. No entanto, o cliente não queria um volume tão grande. Para garantir mais de 40% da área de construção dentro de um orçamento limitado, elaboramos uma maneira de criar grandes volumes mantendo os custos baixos.
Suporte para trabalho agrícola e espaço de estar - Para alcançar esses objetivos dentro do orçamento, construímos um grande telhado que avança em todas as direções. As paredes estruturalmente necessárias são organizadas de forma compacta no centro do volume, e a periferia externa é a mais livre possível. As paredes de carga dispostas no centro funcionam como divisórias entre armazenamento de insumos e ferramentas. Além disso, o espaço de estar se comporta de várias maneiras, como um local para ler um livro e um depósito. Eventualmente, todas essas casas se tornarão galpões agrícolas.
Conectando cumes de montanhas com hastes diagonais - Visando uma forma que dialoga com as montanhas circundantes, os beirais são altos no lado leste onde as montanhas estão localizadas, e são rebaixados no lado sul para suprimir a radiação solar no verão, formando uma parábola hiperbólica suave usando apenas vigas de madeira retas. Os beirais em balanço avançariam em quatro direções, mas ao apoiar a ponta em uma haste diagonal de ferro, foi possível criar uma forma suave com espessura reduzida.
Contendo a urbanização desordenada - Ao internalizar as partes necessárias desta estrutura de 300m2, pensamos em criar um grande suporte para o trabalho agrícola e um espaço de estar necessário. O local é usado como terra agrícola para o cultivo, e a profundidade dos beirais cria continuidade com o espaço de estar. O espaço sob os beirais também funciona como um lugar para secagem da colheita que pode ser usado por outros agricultores das plantações circundantes. No futuro, apenas a estrutura permanecerá, e será um espaço de trabalho para todos. Esperamos que, com o tempo, ela se enraíze na região, suprima a urbanização e proteja as terras agrícolas valiosas.